O WPML tem processo próprio de instalação e atualizações automáticas. Após a instalação inicial do plugin básico do WPML, seus componentes podem ser instalados e atualizações recebidas direta e automaticamente no painel de administrador do WordPress.
Nesta página
- Primeira instalação do WPML
- Registro do WPML para receber atualizações automaticamente
- Registro de sites em desenvolvimento
- Cancelamento do registro do WPML
- Atualização do WPML
- Verificação de atualizações
- Atualização de sites que usam o WooCommerce Multilingual
Primeira instalação do WPML
Quando é a primeira vez que você usa o WPML, você pode baixá-lo manualmente e instalá-lo usando o plugin OTGS Installer. Isso também lhe permite registrar o WPML para que possa receber atualizações das futuras versões automaticamente.
- Faça login em sua conta no WPML.org e acesse a seção Downloads.
- Baixe o plugin OTGS Installer. Isso lhe permite instalar todos os componentes necessários do WPML.
- Faça login em seu site. No painel de administrador do WordPress, acesse Plugins → Adicionar novo e clique em Fazer upload de plugin. Selecione o arquivo ZIP que você baixou de sua conta e clique em Instalar agora.
- Ative o OTGS Installer. Depois, clique em Registrar WPML e Obter uma chave para este site. Isso o redirecionará para o WPML.org para gerar uma chave de site.
- Baixe e ative o plugin WPML Multilingual CMS. Esse é o plugin básico do WPML que todo site precisa ter.
- O assistente de configuração do WPML é iniciado automaticamente assim que o download é concluído. O assistente de configuração orientará você sobre como adicionar idiomas ao site, escolher o formato de URL de idioma e selecionar o modo de tradução desejado. Ele também detecta e sugere outros componentes do WPML de que você vai precisar com base nos plugins que você já tem instalados em seu site.
Você também pode saber a respeito da instalação de versões beta e de desenvolvimento do WPML.
Registro do WPML para receber atualizações automaticamente
Para usar o plugin OTGS Installer ou executar o assistente de configuração do WPML, você precisa registrar o WPML. O registro lhe permite receber atualizações automáticas diretamente no painel de administrador do WordPress.
Dependendo do tipo de conta do WPML que você compra, pode instalá-lo em quantidades diferentes de sites de produção (sites no ar). Além disso, você ganha chaves extras para usar em sites de desenvolvimento:
Tipo de conta | Nº. de chaves de site de produção | Nº. de chaves de site de desenvolvimento |
Blog | 1 | 3 |
CMS | 3 | 9 |
Agency | Ilimitado | Ilimitado |
Para registrar o WPML:
- Inicie o assistente de configuração, clique em Obter uma chave para este site na etapa de registro. Se você já tem o WPML configurado em seu site, pode fazer o registro acessando Plugins → Adicionar Novo e clicando na guia Comerciais. Clique em Obter uma chave para este site para gerar uma chave de site em sua conta do WPML.
- Isso abrirá sua conta no WPML.org, onde você poderá escolher o tipo de site (produção ou desenvolvimento) e o número de créditos de tradução automática que deseja atribuir ao site.
- Copie a chave de site gerada e cole-a no campo do assistente de configuração para concluir o registro do seu site.
Após o registro, você receberá automaticamente atualizações do WPML e seus componentes para o site que acabou de registrar, e poderá baixar com facilidade quaisquer outros componentes do WPML disponíveis.
Registro de sites em desenvolvimento
O WPML lhe dá 3 vezes o número de chaves de sites de produção para usar em sites de desenvolvimento. Isso significa que você não precisa “desperdiçar” suas chaves de site de produção em sites de desenvolvimento.
Os sites que registram o WPML usando uma chave de site de desenvolvimento exibem um banner no topo na interface e no back-end dizendo que aquele é um site para desenvolvimento. Com exceção dessa diferença, o resto é igual a uma chave de site normal: você pode receber atualizações automáticas e usar todos os recursos do WPML.
Quando estiver pronto para mover um site de desenvolvimento para produção, ou seja, colocá-lo no ar:
- Faça login em sua conta WPML.org e acesse sua lista de sites registrados.
- Clique no ícone de engrenagem ao lado do site que deseja mover para produção.
- Volte ao site, e você verá que o banner não aparece mais.
Se você continuar a ver o banner após mover seu site para o ambiente de produção, você precisa gerar uma nova chave de site e registrar novamente o WPML.
Se precisar mover o site de volta para uma chave de desenvolvimento, você precisará cancelar o registro do WPML e registrá-lo novamente.
Se você migra seu site com frequência entre o ambiente de desenvolvimento, de preparo e de produção, também é possível configurar seu site para realizar automaticamente o registro do WPML usando PHP.
Está tendo problemas para registrar? Veja algumas dicas que normalmente ajudam a resolver isso.
Se você usa o plugin gratuito do Toolset Types incluso em sua conta WPML, não se esqueça de registrá-lo como plugin do WPML em vez de um plugin do Toolset. Para mais informações, siga nossas instruções sobre como registrar o plugin Toolset Types gratuito.
Cancelamento do registro do WPML
Você pode cancelar o registro do seu site para que ele pare de receber atualizações automaticamente ou para liberar a chave de um site de que você não precisa mais.
Para cancelar o registro:
- Acesse Plugins → Adicionar novo, e clique na guia Comerciais.
- Clique em Cancelar registro do WPML deste site.
- Depois, faça login em sua conta WPML e clique em Registrar o WPML em seus sites para ver a lista de sites que você registrou.
- Clique no ícone de lixeira ao lado do site para o qual você não deseja mais receber atualizações.
Atualização do WPML
Recebimento automático de atualizações do WPML
Assim que registrar o WPML em seu site, você receberá atualizações automaticamente.
Sempre que uma nova versão do WPML estiver disponível, avisos aparecem nas seções Atualizações e Plugins do painel do WordPress.
Na página Plugins, clique em Atualizar agora para instalar cada nova atualização.
As atualizações não afetam seu conteúdo (inclusive as traduções deles), mas, antes de realizar qualquer atualização, recomendamos fazer uma cópia de segurança de seu banco de dados. Isso inclui o WordPress, tema e plugins.
Para fazer backup do banco de dados, poderá usar plugins como Duplicator e BackupBuddy. Você também pode fazer um despejo do banco de dados usando o painel de controle da hospedagem.
Se você prefere não receber atualizações automaticamente, é possível atualizar seu site manualmente.
Verificação de atualizações
O WPML libera atualizações gradualmente. Isso quer dizer que nem todo mundo receberá a atualização automática ao mesmo tempo.
Se desejar atualizar o WPML antes de receber a atualização:
- Acesse a página Plugins → Adicionar novo.
- Clique na guia Comerciais.
- Clique em Verificar se há atualizações. Essa ação verifica se há atualizações em processo de distribuição e lhe permite atualizar seus plugins.
Atualização de sites que usam o WooCommerce Multilingual
Se tiver uma loja virtual multilíngue baseada no WPML e WooCommerce Multilingual, é aconselhável atualizar os plugins na seguinte ordem:
- Plugin WPML Multilingual CMS
- Outros plugins do WPML (inclusive o WooCommerce Multilingual)
- Status e alertas do WooCommerce