Skip Navigation
Atualizado
dezembro 16, 2020

A seção de idiomas lhe permite tornar multilíngue um site WordPress.

Para gerenciar os idiomas, acesse WPML → Idiomas.

Idiomas do site

Escolha de idiomas para o site
Escolha de idiomas para o site

Quando o WPML é configurado pela primeira vez, é preciso escolher o idioma do conteúdo já existente. Depois, adicione mais idiomas ao site. Sempre que quiser, poderá voltar para adicionar/remover idiomas.

Se precisar de um idioma que não aparece na lista, clique em Editar idiomas e crie-o.

Formato de URL de idioma

O WPML lhe permite escolher como organizar o conteúdo em diferentes idiomas. É possível selecionar:

  • Idiomas diferentes em diretórios: como wpml.org/es/ para espanhol e wpml.org/de/ para alemão.
  • Um domínio diferente por idioma: subdomínios, como es.example.com / de.example.com ou domínios totalmente diferentes, como ejemplo.es / beispiel.de.
  • Nome de idioma adicionado como parâmetro: como wpml.org?lang=es para espanhol.

Para que idiomas diferentes em diretórios funcione, a estrutura de permalink de seu site precisa ser diferente da padrão. Recomendamos escolher “Ano/Mês/Nome” ou “%postname%”.

Para exemplos mais detalhados e documentação sobre o que é necessário para cada um desses modos funcionar, leia sobre opções de URL de idioma.

Seletor de idioma

Para permitir que os visitantes do site selecionem o idioma, é possível adicionar um seletor de idioma ao seu tema.

Os seletores de idioma padrão do WPML incluem uma lista suspensa de idiomas, uma lista de idiomas no rodapé do site e um seletor de idioma no menu.

Opções para os seletores de idioma do WPML

O WPML pode habilitar o widget seletor de idioma automaticamente para você em uma das barras laterais.

Para informações completas sobre os diferentes estilos de seletores de idioma que podem ser adicionados ao site, leia sobre as opções do seletor de idioma.

Você também pode adicionar o seletor de idioma do WPML ao seu tema, usando um desses ganchos (hooks):

Ordem dos idiomas

É possível controlar a ordem em que os idiomas aparecem no seletor de idioma. Procure Ordem dos idiomas na página de configurações de Idiomas.

Definição da ordem dos idiomas

Você verá uma lista dos idiomas em seu site. Arraste e solte os idiomas para mudar a ordem deles.

Lembre-se de que se usar um seletor de idioma suspenso, o primeiro idioma exibido é sempre o idioma atual. Os outros idiomas serão listados de acordo com a sua definição na lista de Ordem dos idiomas.

O seletor de idioma de rodapé sempre será exibido com a ordem que você especificar.

Escolha do que exibir no seletor de idioma

Você pode escolher o que incluir no seletor de idioma. O WPML pode exibir a bandeira de um país, o nome nativo do idioma ou o nome dele no idioma da página.

Também é possível escolher cores para todas as partes do seletor de idioma.

Opções de seletor de idioma

É claro que você pode estilizar o seletor de idioma do WPML para combinar com o design do seu site. Também é possível criar seletores de idioma personalizados e adicioná-los ao tema do site.

Para alterar as bandeiras que aparecem ao lado dos idiomas, acesse a seção “Idiomas do site”, e depois clique no link “Editar idiomas”. Uma bandeira diferente pode ser escolhida do diretório de instalação do WPML ou de um upload seu.

Desabilitar seletores de idioma personalizados

Na seção Seletores de idioma personalizados, é possível habilitar ou desabilitar os seletores de idioma personalizados em seu site.

Opção para habilitar ou desabilitar seletores de idioma personalizados
Opção para habilitar ou desabilitar seletores de idioma personalizados

Quando seletores de idioma personalizados são desabilitados, os recursos de CSS e JavaScript relacionados não são mais carregados. Isso é útil para sites que não usam nenhum seletor de idioma.

Nesse caso, ainda é possível usar o shortcode wpml_language_switcher e a ação wpml_language_switcher; no entanto, isso gerará os seletores de idioma sem qualquer CSS ou JavaScript.

Por padrão, essa opção é habilitada para instalações já existentes em atualização para a versão 3.8 ou superior do WPML. Mas, em novas instalações que usam a versão 3.8 ou superior do WPML, essa opção é desabilitada por padrão.

Opções de SEO

Quando seu site multilíngue é analisado por mecanismos de busca, como o Google, é importante informá-los a respeito dos idiomas alternativos nos quais o conteúdo de seu site está disponível. Dessa forma, os mecanismos de busca não tratarão as traduções como conteúdo duplicado, mas como o mesmo conteúdo, apenas em idiomas diferentes. E isso ajuda na colocação de SEO de seu site.

Lembre-se de que, quando habilitadas, essas informações não ficam visíveis na interface do site, apenas no código-fonte.

Além de ativar ou desativar esse recurso, também é possível usar a opção de Posição de links hreflang para definir onde essas informações serão geradas:

  • O mais cedo possível — padrão, prioridade 1
  • Posteriormente na seção de cabeçalho — prioridade 10

Na maioria dos casos, é melhor usar a configuração padrão. Às vezes, temas e plugins diferentes podem causar conflitos quando essa opção é utilizada. Esses conflitos podem resultar em um conjunto incorreto ou totalmente ausente desses links de idiomas para SEO. Nesse caso, trocar para a opção Posteriormente na seção de cabeçalho deve resolver o problema.

Idioma de administração

O idioma padrão normalmente é também o idioma de administração. Para ver o painel de administrador do WordPress em um idioma diferente, use a configuração de Idioma de administração .

Sites que têm vários autores, cada um escrevendo em um idioma diferente, talvez precisem ter um idioma de administração diferente por usuário. Cada usuário pode selecionar seu idioma de administração em sua página de perfil.

Para saber como definir o idioma padrão de administração do site e idiomas de administração diferentes por usuário, leia sobre configuração do idioma de administração do WordPress.

Filtragem de idiomas para operações AJAX

O WPML lhe permite habilitar um cookie JavaScript para que temas e plugins possam realizar filtragem AJAX sem problemas, mesmo em sites em cache.

Saiba mais sobre isso na página sobre habilitação de cookie de idiomas de apoio à filtragem AJAX.